Faculdade: Engenharia Ambiental e Sanitária

Oi pessoal, tudo bem?

O papo de hoje aqui no blog é de gente grande, vamos falar de coisa séria? Sei que muitos de vocês estão se preparando para prestar vestibular, outros já prestaram. E vim falar de vocês um pouco sobre o curso que EU faço na faculdade: Engenharia Ambiental e Sanitária.

Para vocês se situarem melhor, vou explicar direito: Sou estudante do 8º período desse curso e acreditem se quiser: sempre disse que nunca faria nada que tivesse matemática. Paguei uma língua bruta: Vários tipos de Cálculos, Físicas… (grades variam de faculdade para faculdade). Enfim, o curso tem 10 períodos e você se forma como bacharel. Você deve ser formado em uma instituição que tenha o curso devidamente reconhecido pelo MEC e ser credenciado no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia)

Tá Nutyelle e aí? O que um Engenheiro Ambiental e Sanitarista faz?

“Os engenheiros ambientais e sanitaristas são preparados para atuar à frente do desenvolvimento de tecnologias e processos que minimizem os impactos negativos ao meio ambiente e potencializem os impactos positivos, seguindo o modelo do desenvolvimento sustentável. Como principal atividade modificadora do meio ambiente, a Engenharia Ambiental e Sanitária é o meio para que as ações de minimização ou controle da poluição sejam efetivas e compatíveis com o nível de desenvolvimento pretendido pela sociedade.

O atual cenário é favorável aos novos profissionais, já que a viabilidade ambiental dos empreendimentos, somada aos aspectos técnico e econômico, recebe atenção crescente por parte do setor empresarial. A regularidade perante a legislação e a implantação de eficientes sistemas de gestão ambiental nas empresas, tornaram-se poderoso instrumento de melhoria da imagem institucional junto à população, fator de impulso à atividades profissionais deste profissional, o que diretamente reforça a sua importância para o desenvolvimento social com qualidade de vida.

 Este novo engenheiro poderá atuar para colaborar no atendimento do saneamento básico, tratamento de água, esgoto, drenagem urbana e resíduos sólidos. Nas propriedades rurais atuando de forma efetiva para adequações ambientais. Tem um papel fundamental no combate aos problemas na saúde coletiva, oriundos da falta de saneamento, externalidades de indústrias, poluição atmosféricas e outras. No apoio técnico na gestão de Áreas Verdes Urbanas, em secretarias de meio ambiente, corroborando para busca de cidades sustentáveis.

Atuação na implantação de sistemas eficazes de coleta seletiva e gestão de resíduos sólidos, adequando para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei n. 12.305 de 2010.

 Ainda atuar efetivamente na educação ambiental, buscando tornar um instrumento eficaz na melhoria ambiental, na quebra de paradigma e mudança de estilo de vida mais sustentável da sociedade.”

Fonte: http://www2.unipam.edu.br/o-curso-engenharia-ambiental

Coloquei desse site porque achei melhor explicado, eu realmente não falaria melhor sobre.

Confesso pra vocês que entrei no curso meio sem saber o que esperar, não era o curso dos meus sonhos (era MODA, mas não havia o curso próximo da minha cidade e no lugar mais acessível pra mim no ano que eu fui entrar retiraram o curso 😦 aí não teve jeito, tive que mudar de rumo… fui pra Engenharia e hoje não me vejo em outro curso, nem em moda. É o que dizem: “Deus escreve certo por linhas tortas.”.

Um dica que eu dou é que pesquisem bastante a grade curricular, a área de atuação, conversem com veteranos do curso e se possível com profissionais já formados, isso pra qualquer curso que vocês escolherem.

Espero que esse post tenha dado uma luzinha pra vocês. Qualquer dúvida, respondo nos comentários.

Beijos!

2 comentários sobre “Faculdade: Engenharia Ambiental e Sanitária

  1. Oiiii linda!!! Nossa que mudança radical! De moda para engenharia!! rs… Eu estava cursando Engenharia de Produção…. mas a facul estava muito puxada pra mim, e eu trabalho, cuido da casa e ainda pegar uma facul onde o ensino é muitooo puxado num curso que já é difícil ficou complicado! Agora ano que vem vou procurar Engenharia em outra facul para ver como fica a grade ou largo de vez… vamos ver! Que bom que vc está quase lá… isso aí!!! Bejinhoss!!

    https://amigasevaidosas.wordpress.com

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi Ellen, pois é. Foi uma super mudança mesmo, mas hoje em dia amo o que faço. Não me vejo fazendo algo diferente disso ( a não ser o blog rsrs, que faço por hobbie ). É um curso que exige bastante mesmo, eu sofro muito na época de provas, a minha garrafa de café que o diga rsrsrs… procura mesmo e começa, se for o que realmente você quer. Se Deus quiser ano que vem formo. Beijos ♥

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

